Questão de Política Educacional

O cenário econômico e político nacional na década de 1960, por ocasião da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961, era o da existência de um processo de industrialização tardio, onde o desenvolvimento nacional favorecia o jogo de poderes entre alguns grupos ideológicos fortes no Brasil, entre eles destacamos a presença da Igreja e das oligarquias agrárias. Nesse contexto, aponte a afirmativa que apresenta divergências de ideias da época que repercutiam diretamente na criação de um sistema nacional de educação:

A
Causava discórdia entre os grupos na época, o entendimento de que a educação deveria continuar a ser elitizada, facilitando o acesso de famílias de classe média.
B
Alguns intelectuais da época defendiam que a educação pública deveria ter uma ênfase cristã, enquanto outros entendiam que a educação pública deveria ser laica.
C
Enquanto um grupo político defendia a escola mais atrelada ao controle da União, outro defendia que ela deveria ser regulada pelas oligarquias que comandavam os estados.
D
O cenário de industrialização e urbanização brasileira, que o Brasil apresentava na época, exigia uma educação que preparasse profissionais em nível superior, o que gerava conflitos.
E
Havia um choque entre aqueles que entendiam que a escola não deveria ser pública, e sim desenvolvida por organizações privadas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!