A Lei acima ficou conhecida como a Lei de Terras de 1850. Considerando os seus artigos em destaque, contexto histórico de sua produção e a historiografia sobre o assunto, é correto afirmar:
A importação de colonos livres visava à morigeração da população branca, aprimorando-a para o trabalho livre, mediante a crise da substituição do trabalho assalariado, devido à abolição do tráfico de africanos para o Brasil.
Era necessária a regulamentação da situação fundiária no império, pois a pressão de nações, como a Inglaterra, pela manutenção do tráfico negreiro, impunha medidas políticas de facilitação de acesso à terra aos colonos livres.
A Lei de Terras e a política de importação de colonos livres eram projetos políticos conexos do governo imperial para solucionar o problema de substituição da mão-de-obra escrava pelo trabalho livre, devido ao processo de abolição do tráfico negreiro.
O estado imperial precisava mapear as terras que possuía para poder disponibilizá-las aos colonos livres e aos libertos que chegavam ao país e evitar o livre apossamento das terras públicas. Para isso, era necessária a abolição do tráfico negreiro.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!