Concebendo a Literatura como uma forma de apreensão do real, podemos dizer que esta capacidade de apreender o real chama-se literariedade. Assim, a literatura tem esta propriedade devido a dois fatores: a linguagem, enquanto aquilo que nos capacita dizer o que dizemos, e a ideia ou ideologia, entendida como a apreensão do real que há naquilo que dizemos.
Assinale a opção que faz digressão ao conceito de Literatura e aos fatores da literariedade.
O termo literariedade nasceu com os críticos conhecidos como formalistas.
O real, para os formalistas, só pode ser expresso pela literatura, sobretudo no que se refere à capacidade de comunicação e tradução das linguagens com diferenças culturais.
A literatura fala do mundo através de uma imagem do mundo. Segundo Sartre (1973), só apreendemos o real se sairmos do real, pela imaginação.
Sendo a Literatura uma forma de apreensão do real, é ideológica, pois a sua mimese passa por um código ideológico. Os dois fundamentos - linguagem e ideologia - caracterizam a escrita do texto de arte literária.
Pode-se assegurar que linguagem e ideologia são duas faces da mesma moeda, pois se a linguagem é aquilo que nos capacita dizer o que dizemos, seu dizer não se dá sobre um vazio semântico, o que ele diz é ideológico.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!