O sucesso de um empreendimento inovador não depende de “mágica” e sim de uma série de fatores e condições — tanto pessoais, como do negócio — que o empreendedor deve levar em consideração antes de iniciá-lo. Diz-se que a visão empreendedora já nasce com o indivíduo, não se constrói. No entanto, temos convicção de que eles podem ser desenvolvidos e este potencial empresarial é uma qualidade muito comum entre a população em geral.
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade de risco no ramo de negócios é fundamental identificar seu potencial empreendedor, desenvolver habilidades empreendedoras, desenvolver suas características de comportamento empreendedor e identificar oportunidades e recursos. Ao observar verdadeiros empreendedores, é possível identificar um conjunto de aspectos que lhes são muito próprios:
- I. Os empreendedores são peritos em identificar, explorar e comercializar oportunidades.
- II. São exímios na arte de criar (novos produtos, serviços ou processos).
- III. Conseguem pensar “fora do quadrado”: a maioria das pessoas, por temer o insucesso e ser avessa ao risco, tem dificuldade em considerar novas formas de abordar problemas e perspectivar a realidade.
- IV. Pensam de forma diferente: os empreendedores têm uma perspectiva diferente das coisas; adivinham problemas que os outros não veem ou que ainda nem existem; descobrem soluções antes mesmo de outros sentirem as necessidades.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!