Questão de Psicopatologia

A personalidade é aquilo que nos identifica, nosso modo de estar na vida. Os traços de personalidade representam padrões de pensamento, percepção, comportamento e relacionamento que permanecem estáveis ao longo de nossas vidas. Sobre os transtornos de personalidade, considere as afirmacoes a seguir:

I. Os transtornos de personalidade existem quando esses traços se tornam tão pronunciados, rígidos e mal-adaptativos que prejudicam o trabalho e/ou funcionamento interpessoal. Essas mal-adaptações sociais podem causar sofrimento significativo em pessoas com transtornos de personalidade e naqueles em volta delas.

II. O transtorno de personalidade antissocial é caraterizado, dentre outras coisas, por dificuldade de adequação a normas sociais, impulsividade e enganar e manipular os outros em benefício próprio. Logo, as pessoas que apresentam esse diagnóstico vão apresentar comportamentos criminosos e devem ser julgadas pela justiça.

III. O transtorno de borderline é caracterizado por um padrão generalizado de sentimento de superioridade, necessidade de adulação e falta de empatia.

IV. Uma possível classificação dos transtornos de personalidade, de acordo com o DSM, é dividi-lo em dez tipo separados em três grupos: Grupo A (paranoide, esquizoide e esquizotípico), Grupo B (antissocial, borderline, histriônico e narcisista) e Grupo C (esquivo/evitativo, dependente e obsessivo-compulsivo).

A

VVVV

B

VFFV

C

FFFF

D

VFVF

E

FVFV

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!