Questão de Ética e Liberdade

Ao afirmar que ‘o pessoal é político’, o feminismo traz para o espaço da discussão política as questões até então vistas e tratadas como específicas do privado, quebrando a dicotomia público-privado base de todo o pensamento liberal sobre as especificidades da política e do poder político. O movimento ressignificou o poder político e a forma de entender a política ao colocar novos espaços no privado e no doméstico. Sua força está em recolocar a forma de entender a política e o poder, de questionar o conteúdo formal que se atribuiu ao poder a as formas em que é exercido. Distingue-se dos outros movimentos de mulheres por defender os interesses de gênero das mulheres, por questionar os sistemas culturais e políticos construídos a partir dos papeis de gênero historicamente atribuídos às mulheres, pela definição da sua autonomia em relação a outros movimentos, organizações e o Estado e pelo princípio organizativo da horizontalidade, isto é, da não existência de esferas de decisões hierarquizadas.

I. A concepção de gênero é uma determinação natural ou biológica, havendo, portanto, apenas o gênero masculino e o feminino.

II. Enquanto o gênero é uma construção histórica e social, o sexo tem origem na natureza ou biologia.

III. O sexo é um conceito cultural, portanto representação de uma construção histórica. O gênero é natural, ou seja, tem sua origem na biologia.

IV. A partir das diferenças entre os gêneros masculino e feminino criam-se desigualdades combatidas pelo movimento feminista.

A
I e II são afirmacoes corretas.
B
I e III são informações corretas.
C
II e III são informações corretas.
D
III e IV são informações corretas.
E
II e IV são informações corretas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!