Questão de Teoria Literária

A poesia lírica é comumente conhecida por comunicar sentimentos, fazendo com que muito se confunda o sentimentalismo do eu lírico com o sentimento real do poeta. Na obra apresentada anteriormente, de Fernando Pessoa, o eu lírico discorre sobre a dor do poeta, a do eu lírico, a do poema e a do leitor, quando em contato com a obra.

A respeito da subjetividade e do sentimento sobre o qual discorre o eu lírico, é possível afirmar:

A
O poema retrata a fase da espiritualidade e religiosidade decorrente da influência do Iluminismo na literatura, utilizando a poesia como forma de alcançar o ápice da expressão pessoal e do subjetivismo emocional.
B
A repetição da palavra dor no poema reflete claramente a forma de fazer poesia do Surrealismo, de maneira automatizada, exprimindo assim o funcionamento real do pensamento, sem nenhuma preocupação estética e dissociando o sujeito lírico do mundo dos sentimentos.
C
No poema, o eu lírico se esquiva de apresentar sentimentalismo ao distanciar a dor do poeta da dor do leitor, colocando-se em uma posição muito distante de seu público-alvo e apresentando um excesso de racionalismo que não se enquadra nas características do gênero lírico.
D
No poema de Fernando Pessoa, pode-se considerar que a ambiguidade proposta pelo uso da palavra dor, que se refere a quatro situações distintas, reflete a autocontemplação do poeta a respeito do fazer poesia e atribui complexidade e plurissignificação ao conteúdo subjetivo da obra.
E
É possível compreender uma crítica ao inconsciente coletivo no poema apresentado, relacionando-se assim com o lirismo épico, por retratar a dor como uma falha humana e suas reações diante da realidade como geradoras de conflitos.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!