Questão de Redação - Reescritura de texto

No trecho, o desejo de Chico Bento de “tentar a vida” no Norte do Brasil estabelece uma relação entre a migração e a necessidade de subsistência. A narrativa indica que Chico Bento já não encontra recursos ou serviços que garantam o sustento de sua família e, para não morrer de fome por conta da seca, vê no êxodo a sua única solução.

A
A personagem em questão realmente busca melhores condições de vida no Norte do país, chegando até a considerar que, no Amazonas, seria possível enriquecer. Contudo, o enriquecimento não é o ponto primordial do trecho. O ponto principal da passagem é a necessidade de migração.
B
A prática da dança parte da execução de diferentes movimentos, e não apenas de movimentações e exercícios cotidianos. Essa multiplicidade e diversidade de movimentos promove o desenvolvimento físico, que é importante para a formação sensorial de indivíduos cegos. Além disso, a experimentação da arte é uma consequência secundária, uma vez que o foco da formação sensorial são o desenvolvimento corporal e a interatividade.
C
A peça usa tanto texto verbal (palavras) quanto não verbal (composição em imagem), de modo que não há o detrimento de uma linguagem em relação a outra. Nesse sentido, há uma hibridização de linguagens, o que é comum em anúncios publicitários.
D
No texto, menciona-se a qualidade/excepcionalidade dos elementos assombrosos presentes no enredo da obra, os quais são essenciais para convencer o leitor a assistir ao filme resenhado. Além disso, o texto apresenta elementos que, combinados, geram algo muito valorizado pelo público: a imprevisibilidade dos acontecimentos e a permanência de determinadas sensações, como o desconforto, na mente do espectador, atestando a qualidade da obra.
E
No poema, menciona-se o Carnaval para aludir à efemeridade da felicidade. Porém, embora haja um tom irônico na voz do eu lírico ao tratar das alegrias – passageiras e, por isso, ilusórias – de Carnaval, esse evento é usado para comparar a brevidade da euforia existente durante essa festividade e a fugacidade da felicidade. Portanto, não há ironia empregada especificamente na associação entre esse tipo de manifestação cultural e a felicidade que ele gera.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!