Diante disso, quais benefícios a competição pode apresentar?
A competição é uma preparação para a vida, pois vivemos em uma sociedade que é altamente competitiva e requer cada dia mais preparação e conhecimento para, por exemplo, ingressar no mercado de trabalho. Além disso, a competição é um ambiente que envolve múltiplos sentimentos e emoções (positivas e negativas) e o aluno será capaz de aprender a lidar com elas, o que pode gerar resiliência para enfrentar os desafios diários.
A competição esportiva entre crianças vai além de questões de saúde. Para a criança que está em competição, ela vive para competir, deixando os estudos de lado e não tendo uma vida social como a de outras crianças. O maior benefício é que ela passa a ter responsabilidades, virando um adulto na pele de uma criança.
A pressão por resultados positivos irá incentivar a realização de qualquer prática esportiva e confirma todas as vantagens físicas e psicológicas da competição. Cobrar perfeição desde cedo fará com que a criança se sinta ainda mais preparada, sintoma que vai ajudar ainda mais seu desempenho.
Independentemente do esporte, é importante passar uma mensagem negativa sobre a prática da atividade física – seja na vitória ou na derrota. Uma vez que a criança tenha encontrado o esporte que mais gosta, vai praticá-lo com prazer, até nos dias de chuva ou durante as repetições mais monótonas.
Qualquer atividade física quando vira competição pode levar à melhoria da saúde, pois independentemente de ser criança ou não, a competição faz com que a pessoa tenha que treinar demais e uma hora isso vai se virar contra à saúde, causando lesões.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!