Questão de Mineralogia
Na formação de uma indicatriz isotrópica, o raio de luz que parte do polarizador, incide sobre a superfície do mineral anisotrópico transparente, sofrendo dupla refração, a partir desse fenômeno são originados dois raios, o extraordinário (E) que não segue a lei de Snell e está contido no plano de incidência e o raio ordinário (O) que segue lei de Snell (r = 0) e é perpendicular ao raio extraordinário. Analise as sentenças abaixo e marque a INCORRETA.
A
A seção circular é paralela ao eixo O, onde todas as direções de propagação são iguais a nw, sendo o seu comprimento maior que de E, ou seja, nw>ne.
B
Os raios de luz que seguem a direção do eixo óptico se comportam como se estivesse em meio isotrópico, pois o raio está incidindo perpendicularmente à seção circular.
C
A turmalina (trigonal), rutilo (tetragonal) e a mimetita (hexagonal) apresentam forte simetria ao longo do eixo cristalográfico C, resultando em dois índices de refração, um na direção C e outro perpendicular a ele, representado por uma indicatriz anisotrópica uniaxial.
D
A faialita (ortorrômbico), allanita (monoclínica) e cianita (triclínica) apresentam um grau de simetria muito baixo, resultando em 3 índices de refração, perpendiculares entre si, representado por uma indicatriz anisotrópica biaxial.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!
Aulas em vídeo Em breve
00:00