Leia o trecho a seguir: “O tendão é um conjunto de fibras colágenas aparentemente pouco vascularizado, mas suficientemente nutrido para promover o processo reparativo. Entretanto, este processo é lento devido à baixa taxa metabólica do tendão, o qual necessita de um tempo maior para resíntese do colágeno (1). Zamora e Marini (2) reportaram que os tendões têm processo de hipertrofia similar ao músculo, no entanto a remodelação de sua estrutura envolve um período transitório de fraqueza mecânica. A partir desses achados pode-se concluir que se o tendão não tiver um tempo de descanso suficiente, ele estará vulnerável a lesões.
Fonte: SILVA, R. D.; VASCONCELOS, A. C.; CAMPOS, V. C. Modelos experimentais de indução à tendinose por esforço repetitivo – revisão de literatura. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 21, n. 4, 2017. p. 102.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fisiopatologia do tornozelo, podemos afirmar que patologias que envolvem degeneração dos ligamentos articulares do joelho geram sintomas como:
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!