Sobre a doença de Chagas, assinale a alternativa incorreta:
O ciclo de vida do T. cruzi é do tipo heteroxênico, passando o parasito por uma fase de multiplicação intracelular no hospedeiro vertebrado e extracelular no inseto vetor (triatomíneos).
A forma cardíaca é a manifestação clínica mais grave e frequente da doença de Chagas crônica. Na cardiopatia chagásica crônica sintomática, o fato clínico principal é a insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
Nos hospedeiros vertebrados, são encontradas intracelularmente as formas amastigotas e extracelularmente as formas promastigotas no sangue circulante. Nos hospedeiros invertebrados, formas epimastigotas estão presentes em todo o intestino do inseto vetor e tripomastigotas metacíclicos presentes no reto.
Na fase crônica da doença de Chagas, observa-se baixa parasitemia e presença de anticorpos IgG específicos. Recomenda-se, para o diagnóstico métodos sorológicos (imunofluorescência indireta, ELISA, hemaglutinação indireta ou fixação de complemento) ou a pesquisa do parasito por métodos indiretos (xenodiagnóstico, hemocultura ou inoculação em animais de laboratório).
Atualmente, a infecção oral com T. cruzi representa a mais documentada via de transmissão no Brasil.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!