Um dos aspectos centrais do trabalho de Saussure é a valorização da subjetividade como elemento constituinte da língua. Neste sentido, ela seria impactada pelas vivências e pelas histórias de vida dos seus usuários. Dentre os argumentos para justificar sua perspectiva, ele afirma que o signo linguístico é composto por duas partes interdependentes: o significado e o significante. Considerando tais ideias, assinale a alternativa que conceitua corretamente significado e significante:
O significante é o sentido literal e conotativo do signo. O significado dá margem às subjetividades sem se distanciar do aspecto concreto do signo.
O significante, sendo mais conceitual, é o que dá sentido ao signo. O significado se refere ao sentido concreto e tangível do signo.
O significante é concreto, mas pode variar de acordo com a complexidade do signo. O significado é mais conceitual e, portanto, refere-se aos aspectos abstratos do signo.
Significante é a forma concreta, a 'imagem acústica' do signo. O significado está relacionado ao sentido, ao aspecto conceitual do signo.
Significante é a 'imagem acústica', o sentido conceitual do signo. O significado dá margem às subjetividades sem se distanciar do aspecto concreto do signo.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!