Questão de Responsabilidade Social
Considerando o discurso apresentado e a história da luta contra a segregação nos EUA e no mundo, assinale a única alternativa correta:
A
A presença de um personagem negro nas tirinhas de Peanuts não teve resultado algum, afinal se trata apenas de uma pequena produção humorística sem qualquer relevância social.
B
A figura de Martin Luther King Jr. é recuperada até os dias de hoje por meio de diversas produções culturais que reiteram a ideia do líder pacifista e otimista que sonhava com uma sociedade marcada pela integração entre brancos e negros.
C
O fato de que uma militante negra tenha pressionado Shultz a criar o personagem negro mostra um determinado tipo de “ditadura cultural” na qual os autores são obrigados a colocarem personagens não-brancos em suas histórias apenas para agradar uma militância radical.
D
A menção do discurso “Eu tenho um sonho” no início da tirinha é uma ironia do personagem Franklin que mostra como a segregação racial se manteve nos EUA apesar da luta de Luther King Jr.
E
O ano de 1968 é especialmente delicado para a militância do movimento negro: Martin Luther King Jr. era assassinado e, ao mesmo tempo, Malcolm X abandonava a militância convertido ao islamismo fundamentalista.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!