A dor de origem dentinopulpar tem características especiais, sendo que até o momento não existe bases conclusivas para explicar sua exata natureza. A respeito do assunto, julgue as afirmativas em V (verdadeiras) e F (falsas)
I- A presença de fibras nervosas na porção dos túbulos dentinários seria uma das explicações para o estímulo da polpa. Assim, fluídos proporcionariam a sensibilização direta na região desses túbulos dentinários.
II- Exposição da dentina na região coronária ou radicular. Isso ocorre devido a uma falha no esmalte ou cemento levando a exposição da dentina e dos túbulos dentinários.
III- Essa sensibilização está relacionada com a vasta terminação nervosa na região periférica da polpa. Isso colabora com a dor rápida e pulsátil. Assim, a dor pode ou não ocorrer dependendo da sensibilização dessas terminações nervosas.
IV- O termo complexo dentinopulpar refere-se principalmente a relação dos tecidos polpa e dentina. Uma das características relacionadas a essa relação é a presença dos odontoblastos na região periférica da polpa, responsável pela secreção da dentina.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!