O comportamento diferenciado das rochas em relação às deformações é reflexo das diferentes propriedades mecânicas dos minerais que as compõem. Em relação aos mecanismos de deformação, assinale a alternativa correta:
Os deslizamentos intergranulares e intracrislatinos permitem a acomodação entre grãos e evitam a transferência de elementos através dos grãos.
Os deslizamentos intracristalinos ocorrem ao longo de planos reticulares, gerando defeitos cristalinos, que podem ser vistos em geminações. Dentre os mecanismos de deformação, a microcataclase refere-se à fragmentação dos grãos minerais a partir de microfissuras. O deslizamento intracristalino é o deslocamentos ao longo de planos reticulares, que geram defeitos cristalinos, podendo ser vistos por meio de distorções e geminação. O deslizamento intergranular ocorre ao longo das superfícies de contato entre os grãos. O fluxo por difusão envolve transferência de elementos através dos grãos.
Os deslizamentos intergranulares ocorrem nas microfissuras de forma homogênea, provocando uma reorganização mineral das rochas.
A microcataclase refere-se à fragmentação dos grãos minerais a partir de fraturas de geminação e por meio de distorções.
Os fluxos por difusão em rochas ocorrem no interior dos minerais sem haver interação com os grãos adjacentes.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!