Questão de Ética e Liberdade

Aguiar (1995), recorrendo ao trabalho de Nadir Kfouri, destaca a concepção atribuída ao serviço social de caso como método de intervenção utilizado pelos assistentes sociais no início da constituição da profissão. Essa concepção é descrita da seguinte forma: “[...]o serviço social de casos, dentro de uma concepção cristã, tem por princípio primeiro o respeito à personalidade do cliente, enquanto este é uma pessoa e dotado de um destino sobrenatural. Logo, enquanto ser inteligente, livre e detentor de uma alma espiritual e destinado a uma transcendência da ordem temporal” (p.62). Tendo por referência o texto acima, podemos afirmar que o método de intervenção de serviço social de casos:

A
Compreende o indivíduo com recorrência a influência religiosa, ignorando a personalidade do ser humano.
B
Compreende o indivíduo com recorrência a influência religiosa, ressaltando a personalidade do ser humano.
C
É fortemente influenciado pelo cristianismo, mas contempla a sociedade de uma forma a percebê-la como resultado do desenvolvimento do sistema capitalista.
D
Foi transplantado dos Estados Unidos, mas por ter em Mary Richmond a principal expoente, não encontrou assento entre os assistentes sociais brasileiros.
E
Contém a predominância de práticas que não são focadas no indivíduo, mas voltadas a constituição da sociedade de classes.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!