Sobre os biomas brasileiros, assinale a opção correta.
A Floresta Amazônica, também chamada de latifoliada tropical ou equatorial possui uma enorme biodiversidade, reflexo do elevado grau de fertilidade natural dos seus solos, onde se destaca a mata de igapó, com árvores de grande porte e livre de inundações durante todo o ano.
A Mata dos Pinhais ou de Araucária cobre várias extensões das planícies da Região Sul e trechos da Região Sudeste, onde se encontra um clima muito úmido, solos de terra roxa e pequena ação antrópica, o que favoreceu a sua preservação em relação aos demais biomas do território nacional.
A Mata Atlântica, também conhecida como Floresta Latifoliada Tropical, hoje bastante degradada, formava uma “floresta de várias florestas”, ou seja, do que dela sobrou percebe-se uma diversidade de associações vegetais que variam segundo o relevo, a altitude, os solos, a latitude etc.
O Cerrado é um domínio vegetal nativo de todo o Centro-Sul brasileiro, uma vez que necessita de chuvas bem distribuídas durante o ano e temperaturas moderadas a baixas, tendo em vista a sua demanda elevada de nutrientes para dar sustentabilidade aos grandes portes de suas vegetações.
A Caatinga, típica do Nordeste semiárido, é considerada um bioma extremamente homogêneo, pois a necessidade de adaptação a um meio com características adversas faz com que as suas vegetações possuam raízes superficiais e folhas estreitas, exatamente para se evitar a perda de umidade para o meio ambiente.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!