O mundo digital traz mudanças radicais em como pensamos ou agimos. Ele é parte da história do mundo tecnológico que começou há pouco mais de 200 anos (DUARTE, 2003, p. 11). A cada dia, aumenta a necessidade de seguir em frente, minimizar o tempo e transpor barreiras antes inalcançáveis. A museologia não ficou fora dessa realidade:
Alguns museus sabem tirar proveito de forma inteligente e criativa das possibilidades que a internet oferece. Criam sites interativos, indo além das suas fronteiras, porém não atingem um público maior e mais amplo e não interagem melhor com o público.
A internet não trouxe para a museologia uma nova perspectiva, um novo contexto comunicacional a ser explorado.
Podemos dizer que a tecnologia não deu a oportunidade de os museus saírem de seus muros, potencializando também o acesso de forma mais ampla.
Quando o museu é físico e digital, ele não consegue, por meio do site, atrair um público maior para que venham ao museu físico ver uma exposição tridimensional em tempo real, não possibilitando, assim, uma maior interação.
O relacionamento entre internet e museu trouxe grandes avanços, pois trabalhar com referências patrimoniais digitais possibilitou também interagir de forma globalizada, em que a noção de tempo e espaço é outra, pois na internet o museu nunca estará fechado.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!