Questão de Energia e o Meio Ambiente

Um dos fenômenos mais importantes que observamos nos materiais magnéticos é a histerese. Conhecer exatamente o seu significado é fundamental para todos os que trabalham com indutores e transformadores, principalmente nos circuitos modernos como, por exemplo, os de fontes chaveadas, inversores de frequência e conversores AC/DC. Neste artigo, revisamos os conceitos básicos de magnetismo e explicamos o que é a histerese. Sabendo da importância do ciclo da histerese, considere que, durante um experimento em um transformador, uma corrente foi aplicada aos seus terminais, resultando na magnetização do núcleo. Ao término do experimento, constatou-se que ainda havia a presença de um fluxo magnético no circuito magnético do transformador. Foi verificado que o núcleo do transformador em questão possui alta coercividade. Considerando o texto e problema exposto, avalie as acessões a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A densidade de fluxo que ainda permanece no circuito magnético é conhecida como magnetização remanescente. A magnetização remanescente em um material magnético corresponde à densidade de fluxo que permanece no material mesmo quando a intensidade do campo magnético é reduzida a zero.

II. A coercividade de um material magnético é proporcional à intensidade de campo magnético requerida para reduzir a densidade de fluxo do material a zero.

A
A asserção II é uma proposição falsa, e a asserção I é uma proposição verdadeira.
B
As asserções I e II são proposições falsas.
C
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa correta da II.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!