Questão de Segurança do Trabalho
O cuidado paliativo direcionado ao paciente e à sua família torna-se necessário frente a doenças graves, sem prognóstico e possibilidade de cura. As doenças oncológicas, cuja perspectiva de cura torna-se restrita e ameaça à vida é iminente, constituem uma das principais doenças quanto à exigência de cuidados paliativos. Nessa situação:
A
A participação da família, bem como a obtenção de consentimento no processo decisório da paliação, deve ser julgada com parcimônia pela equipe de saúde responsável pelo paciente, visando minimizar a dor, o sofrimento e a angústia.
B
Infusões venosas devem ser evitadas, a fim de diminuir o sofrimento da terminalidade.
C
O indivíduo pode-se beneficiar pela via de infusão hipodermóclise ou terapia subcutânea, implementada quando a via oral e a rede venosa tornam-se indisponíveis. Essa via apresenta a mesma eficácia da endovenosa, com a vantagem de ser menos dolorosa, ter raros eventos adversos e ser de fácil aplicabilidade.
D
O enfermeiro deve evitar quaisquer intervenções de abordagem espiritual ou religiosa com paciente em cuidados paliativos, uma vez que tal ação poderá causar constrangimento ao indivíduo, à família ou aos cuidadores.
E
O indivíduo deve permanecer sedado no caso de cuidado paliativo para evitar o prolongamento do estado grave do paciente sem prognóstico satisfatório, acompanhado de sofrimento e manutenção da vida por processos terapêuticos desproporcionais.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!