O complexo de lagunas e lagoas da cidade do Rio de Janeiro tem sofrido incessantemente com o despejo de esgotos. No início de março deste ano, a lagoa Rodrigo de Freitas apresentou uma mortandade de 136 toneladas de peixes, o que chamou a atenção da população para o estado agudo de desequilíbrio ambiental em que se encontram esses ecossistemas.
Assinale a alternativa que melhor explica a mortandade desses animais.
Os peixes, ao se alimentarem da matéria orgânica lançada na lagoa junto ao esgoto, morrem por contaminação provocada pelo crescimento das bactérias anaeróbicas.
O excesso de nutrientes na água, proveniente de esgotos e fertilizantes, favorece a proliferação de bactérias aeróbicas, provocando uma baixa na concentração de oxigênio dissolvido na água e a morte dos seres aeróbicos.
Quando lançamos uma quantidade excessiva de substâncias orgânicas na água, há o aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas e o consequente aumento na quantidade de oxigênio.
A poluição da água com detergentes biodegradáveis pode perturbar o ciclo do carbono, com consequente mortandade dos peixes.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!