Com relação aos trocadores de calor, é correto afirmar que
para as mesmas temperaturas de entrada e de saída, a área superficial necessária para transferir um calor determinado é menor para um trocador de calor paralelo do que um trocador de calor contracorrente.
a efetividade de um trocador de calor é a razão entre a transferência de calor real e a máxima transferência de calor possível que ocorre no processo de transferência de calor. A transferência de calor máxima que pode ocorrer no trocador de calor se dá quando o fluido frio é aquecido até a temperatura de saída do fluido quente.
deve ser realizada a limpeza periódica nas superfícies dos trocadores de calor para retirar as impurezas que incrustam nas paredes. Essas incrustações são responsáveis por aumentar a resistência à transferência de calor por causar, principalmente, distúrbios no escoamento, diminuindo, dessa forma, o coeficiente convectivo associado ao escoamento.
quando se utiliza serpentinas helicoidais como trocadores de calor, a transferência de calor intensifica devido à indução de um escoamento secundário causada por forças centrífugas no fluido, tornando o coeficiente convectivo maior nesse tipo de aplicação.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!