Questão de Bioestatística em Farmácia
Em relação à vigilância em zonas livres de febre aftosa com e sem vacinação, assinale a alternativa incorreta:
A
Em zonas livres onde se pratica a vacinação, existe uma maior probabilidade de aparecimento de sinais clínicos clássicos da doença em um cenário de transmissão viral, quando comparado com zonas onde não há vacinação.
B
A investigação completa de quadros clínicos compatíveis com doenças vesiculares (vigilância passiva) é uma vigilância contínua e que abrange todas as espécies suscetíveis à febre aftosa do País. Esse tipo de vigilância é um dos componentes mais importantes do sistema de vigilância para febre aftosa em zonas livres sem vacinação.
C
Os inquéritos e estudos sorológicos associados à vigilância sorológica possuem baixa relevância em zonas livres sem vacinação, ao contrário do que ocorre em zonas livres onde se pratica a vacinação, podendo ter sua realização dispensada.
D
A certificação anual da condição sanitária de livre sem vacinação junto à OIE, as zonas ou países, principalmente os exportadores como o Brasil, devem demostrar que não há indícios de infecção pelo vírus da febre aftosa, mediante a conjunção das ações de cada um dos componentes do sistema de vigilância.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!