O Código de Ética de 1975 traz o personalismo como concepção filosófica. Quais são as principais diferenças do personalismo em relação ao neotomismo, presente nos Códigos anteriores?
O personalismo não modifica os princípios filosóficos de base metafisica, pois se assemelha a eles; é uma filosofia que simpatiza com o projeto societário conservador e doutrinário, influenciando correntes do catolicismo e do serviço social.
O personalismo apresenta princípios éticos de base metafísica próximos ao neotomismo, contudo, em sua vertente política-ideológica, aproxima-se dos ideais socialistas, diferenciando-se do neotomismo.
Entre o personalismo e o neotomismo não há grandes diferenças filosóficas; os dois reafirmam os valores humanistas cristãos, sendo que o personalismo não coloca o indivíduo no centro.
O personalismo e o neotomismo estão relacionados aos princípios conservadores, seja com relação a metafísica trazida por essas duas correntes filosóficas, seja pela vertente política-ideológica.
O neotomismo se apoia em uma base filosófica espiritualista cristã, assim como o personalismo, que se baseia em princípios filosóficos e teológicos advindos de Tomás de Aquino.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!