Questão de Psicologia Hospitalar

Eduardo, 8 anos, foi levado por sua mãe ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) com um encaminhamento da escola, solicitando a realização de eletroencefalograma por suspeita de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Durante o acolhimento, a mãe de Eduardo informou que a escola reclama das dificuldades de concentração e da constante agitação do filho. Em casa, apresenta-se tranquilo, ficando horas na frente do celular. Eduardo relatou que todos em sua sala são agitados. Após levantamento, a equipe do CAPSi constatou que ele era a oitava criança encaminhada pela mesma escola naquela semana. Considerando os fundamentos do cuidado infantojuvenil em saúde mental, assinale a alternativa correta.

A
O caso demonstra como o acolhimento inicial é uma estratégia importante para o estabelecimento de vínculos, para a escuta respeitosa das questões que preocupam a família, para a escuta do que a própria criança tem a dizer ou transmitir.
B
Diante da solicitação, cabe à equipe do CAPSi realizar o encaminhamento ao neurologista infantil, uma vez que é necessário descartar as causas clínicas para iniciar o cuidado psicossocial.
C
A intersetorialidade é um princípio importante do trabalho em saúde mental com crianças e jovens. O CAPSi deve estabelecer parceria com a escola de Eduardo para informar que a dificuldade dos alunos em manter atenção sustentada é de responsabilidade da unidade educacional por se tratar de uma queixa escolar.
D
A escola deve ser vista pelo CAPSi como ponto de saúde ampliado, onde é possível observar os problemas in loco e realizar atendimentos aos alunos com problemas escolares.
E
Não é recomendada a participação da criança no primeiro contato da família com o CAPSi. A escuta dedicada ao adulto pode ser determinante para o sucesso do tratamento, além de evitar a exposição da criança.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!