Questão de Antropologia jurídica

Não é a obra de Marx que funda o sentido do socialismo. Bertucci, no artigo “Desenvolvendo a solidariedade no caminho da transição: um ensaio sobre a teoria do socialismo a partir de Marx” anota que “o socialismo antes de Marx e Engels apresentava-se como um movimento disperso e limitado – e ainda hoje não há um conceito consensual de socialismo.” (2010, p. 176) Destaca o autor, todavia, que a obra Marx permite evitar o utopismo socialista ou a ideia de que o socialismo seria uma sociedade perfeita. Isso posto, aprecie as afirmacoes que seguem:
As afirmações corretas estão reunidas na alternativa:

  1. A compreensão marxista do socialismo se distancia de uma perspectiva utópica quando trata a realidade em sentido histórico e de modo dialético.
  2. A compreensão crítica da realidade, a identificação das diferentes classes sociais, seus conflitos e desigualdades, pretendia encontrar uma maneira de superar o modo de produção capitalista.
  3. A superação do capitalismo não pode ser considerada uma utopia dentro do pensamento de Marx, pois, tal superação não se daria substituindo a sociedade vigente por uma sociedade perfeita, construída desde a genialidade de alguém, mas sim construindo uma outra sociedade no processo de resistência ao modo de produção capitalista, portanto, de dentro da sociedade atual se faria surgir, pela crítica, pela destruição da ideologia capitalista, uma nova sociedade.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!