Questão de Teoria Literária

Ao analisarmos o gênero dramático, na Grécia de Platão e Aristóteles, pode-se perceber que ele obteve destaque por apanhar a época áurea das tragédias e comédias - Sófocles, da obra Édipo rei, Eurípedes, da obra As bacantes etc. - que apreendiam formas simultaneamente profundas, embora, em termos de recursos logísticos, ainda rudimentares do teatro. Acerca destas épocas, assinale a alternativa:

A
Neoclassicismo: época em que, com a aparição da perspectiva nas artes visuais, incorpora-se à cena teatral o palco, de origem italiana, que propicia aos expectadores a noção de profundidade e perspectiva, criando com mais vivacidade a ilusão das cenas.
B
Antiguidade: aqui, retoma-se de modo prescritivo os princípios de unidade de tom e de ação do classicismo italiano, bem como da verossimilhança aristotélica.
C
Barroco: contrário às ideias de validação da realidade por meio da arte, essa escola busca transformar a realidade em aparência de modo a que o expectador visualize, no plano terrestre, a face do divino.
D
Renascimento: as personagens nesse período têm valor similar ao coro formado por vários cidadãos da polis que desempenhavam em conjunto um papel de mediação entre a trajetória e as vontades do ator e a verdade social da comunidade.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!