Dentre as diversas definições de solo, a que melhor se adapta ao levantamento pedológico é a do Soil Taxonomy (1975) e do Soil Survey manual (1984): “Solo é a coletividade de indivíduos naturais, na superfície da terra, eventualmente modificado ou mesmo construído pelo homem, contendo matéria orgânica viva e servindo ou sendo capaz de servir à sustentação de plantas ao ar livre”.
Em relação aos processos intempéricos que atuam na formação dos solos, analise as proposições:
I. Um dos processos que atua na formação de solos é o intemperismo. Trata-se do conjunto de processos físicos, químicos e/ou biológicos que alteram a estrutura da rocha, desagregando o material e transformando-a em minúsculas partículas que formarão o solo.
II. O principal agente que atua no intemperismo físico é a água. Isto porque ela é responsável por modificar significativamente a estrutura dos grãos que compõem o solo, desagregando os materiais que formam as rochas.
III. A mudança cíclica de concentração de umidade no interior das rochas vai provocar alterações substanciais de temperatura, pois o resfriamento ou o aumento da temperatura da água, em contato com a rocha, causa o enfraquecimento das estruturas que mantêm rígidas as ligações entre as partículas minerais. Tem-se o retrato, nesta situação, da ação do intemperismo físico.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!