Questão de Geologia Estrutural

Quanto às forças atuantes sobre um corpo rochoso, podemos afirmar que:

A
quando o corpo rochoso está no estado elástico e a força atuante cessa, ocorre uma ruptura no corpo, visto que, nesses casos, a deformação é irreversível.
B
sendo resultado das forças atuantes sobre os corpos rochosos, as tensões ocorrem na direção perpendicular, mas também em componente tangencial ao corpo. Se as forças atuantes sobre o corpo ultrapassarem os esforços resistentes, os corpos estarão em movimento. A deformação elástica é não permanente e o material retorna à sua forma e volume originais quando a tensão cessa. A deformação plástica é irreversível; quando a força aplicada cessa, o material continua deformado. Caso a força supere os limites de elasticidade e plasticidade das rochas, tem-se a deformação rúptil. As tensões atuantes sobre um corpo nem sempre ocorrem na direção perpendicular, podendo haver um componente tangencial de tensão.
C
o corpo rochoso permanece em repouso caso as forças atuantes sobre ele ultrapassarem o esforço resistente, pois agem para impedir a movimentação e a deformação.
D
caso a força sobre um corpo rochoso atue de modo que este supere seu limite de elasticidade, mas se mantendo abaixo do limite de plasticidade, ocorre a deformação rúptil.
E
se a força atuante sobre um corpo rochoso no estado plástico cessa, o corpo volta à sua forma e volume originais porque, nesses casos, a deformação é não permanente.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados