Questão de Psicopatologia

“Estamira” (documentário, 2005) mostra aspectos da vida e da história de uma mulher de 63 anos que trabalhou no aterro sanitário Jardim Gramacho, Rio de Janeiro. A partir do que foi observado no filme e com os conceitos da psicopatologia descritiva relacione o relato abaixo com a alteração da função psíquica a que corresponde.

Estamira diz: “A doutora me perguntou se eu ainda estava escutando as vozes que eu escutava. Eu escuto os astros, as coisas, os pressentimento das coisas e tem horas que eu fico pensando – como é que eu sou lúcida”.

A
A doutora parece referir-se a uma alucinação auditiva, caracterizada teoricamente por um aumento de lucidez da função sensória.
B
A doutora parece referir-se a uma alucinação auditiva caracterizada pela percepção sem a presença do objeto.
C
A doutora parece referir-se a uma alucinação auditiva, caracterizada pela deformação na apreensão do objeto externo real.
D
A doutora parece referir-se a uma ilusão auditiva, descrita por Estamira como uma sensibilidade aumentada de percepção da realidade.
E
A doutora parece referir-se a uma ilusão auditiva caracterizada pela crença numa percepção falseada da realidade externa.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!