Atualmente, a violência urbana tem atingido índices elevados, e são cada vez mais raras as situações em que ocorre a ajuda ao próximo; afinal, o individualismo e o egoísmo têm se sobressaído. Desta forma, a psicologia social tem intensificado seus estudos acerca do comportamento pró-social e altruísmo. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Quando uma pessoa põe em risco a sua própria vida, visando salvar alguém que esteja em perigo, sem tencionar receber alguma recompensa, está se comportando de maneira altruísta.
A empatia está relacionada ao altruísmo, já que a preocupação empática por outra pessoa leva a uma motivação verdadeiramente altruísta para ajudá-la.
Altruísmo explicita qualquer ato que beneficia alguém, sem acarretar benefícios para o altruísta; pelo contrário, comumente envolve algum custo emocional para aquele que presta ajuda.
Enquanto que a agressão tem base fundamentalmente social, o altruísmo é uma característica inata, transmitida hereditariamente. Infelizmente, a capacidade de altruísmo não pode ser desenvolvida nas pessoas que nascem sem essa tendência.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!