Segundo Matarazzo (2010), por intermédio dos índices de estrutura de capitais podemos encontrar as denominadas grandes linhas de decisões financeiras, visando obter informações a respeito de como a empresa obtém seus recursos e como ela os aplica. Todas as empresas necessitam de capitais de terceiros para operar, seja em maior ou menor grau. Quando uma companhia possui muitas obrigações – ou seja, muitas dívidas –, dizemos que a avaliação será com base nos aspectos quantitativos do passivo.
A respeito desse assunto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No Brasil, onde as taxas de juros, comparativamente aos demais países do mundo, são elevadas, quanto menor o endividamento perante terceiros, melhor para a gestão da empresa.
II. Quanto mais a empresa eleva o nível de suas dívidas, principalmente com instituições financeiras, há uma tendência de que a empresa tenha mais juros a pagar, com respectivo aumento das despesas financeiras (uma vez que as taxas de juro são elevadas), havendo uma provável redução nos lucros do período, o que pode ocasionar a contratação de novas dívidas com as instituições financeiras.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!