Questão de Educação e Filosofia
Considere a citação: “As pregações que anunciavam o retorno ao tempo e às tradições perdidas não raro se combinaram, nesses movimentos, com atitudes de resistência armada. Assim foi no Peru com a resistência neo-inca de Vilcabamba e Vitcos, isto é, com a reorganização de um novo império inca por parte de membros da dinastia cuzquenha inconformados com a vitória pizarrista e com a entronização de soberanos [...]”.
Conforme a citação e os conteúdos do livro-base Filosofia Latino-Americana e Brasileira sobre o processo de dominação dos povos europeus na América Latina, é correto afirmar que:
A
os europeus tiveram como objetivo principal na América a extração de riquezas o que não levou a conflitos violentos uma vez que ocorreu a prática do escambo de maneira pacífica do século XVI ao XIX.
B
os povos ameríndios bem como posteriormente os africanos tiveram suas identidades étnicas negadas pelos europeus, entretanto tais povos resistiram da maneira que era possível ao processo colonizador.
C
a dominação dos povos europeus caracterizou-se por uma imposição religiosa sem efeitos políticos e/ou econômicos, considerando que as famílias e as terras ameríndias foram respeitadas.
D
o processo de escravidão africana durante a colonização latino-americana teve caráter absolutamente profissional, respeitando-se os escravizados, que não foram privados dos seus costumes.
E
a dominação europeia na América Latina teve um saldo positivo, uma vez que trouxe o progresso material e econômico na mesma medida que a justiça social entre os povos ameríndios, africanos e europeus.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!