Escolha a alternativa que melhor define as características e as manifestações da artrite psoriásica:
A artrite psoriásica é uma artrite não inflamatória associada à psoríase cutânea, sendo positiva para o fator reumatoide.
A psoríase cutânea é uma doença de pele caracterizada por placas presentes particularmente sobre as superfícies flexoras dos membros. A manifestação articular é rara e ocorre somente em casos de severidade da doença de pele. Na grande maioria dos casos, a doença de pele precede a artrite, ou seja, as manifestações articulares surgem alguns anos após as lesões de pele.
A artrite psoriásica é uma artrite inflamatória associada à psoríase. Como todas as espondiloartrites, ela é, na maioria das vezes, negativa para o fator reumatoide. Pode ser distinguida dos outros tipos de artrite graças à presença da doença de pele. A psoríase cutânea é caracterizada por placas presentes particularmente sobre as superfícies extensoras dos membros (cotovelos, joelhos) e no couro cabeludo. Considera-se que 2%-3% da população mundial tenham psoríase cutânea isolada, e a artrite pode incidir em 5%-42% desses pacientes. A doença de pele precede a artrite em aproximadamente 75% dos casos, sendo que as manifestações articulares costumam surgir de 5 a 12 anos após as lesões de pele iniciais. Em 15%, a doença de pele é posterior e, em 10%, o quadro cutâneo e articular é simultâneo.
Na grande maioria dos casos, as lesões de pele surgem anos após as manifestações articulares.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!