Questão de Terapia Cognitivo Comportamental
Digamos que uma pessoa com autismo se jogue no chão, chore e se debata. Você está investigando o motivo disto acontecer e a mãe diz “porque isso vai acontecer, a causa deste comportamento é a irritação”. Porque motivo uma pessoa que trabalha com a ciência da Análise Comportamento não se contentaria com esta resposta?
A
Porque uma outra pessoa não pode falar sobre os sentimentos das pessoas com autismo, por exemplo a irritação, pois a subjetividade autista é muito diferente, de modo que é imprescindível que a própria pessoa autista diga qual sentimento causou o comportamento.
B
Porque a Análise do Comportamento Aplicada não considera os sentimentos das pessoas, uma vez que eles não possuem nenhum valor e são somente uma forma equivocada de falar sobre a subjetividade humana, que na verdade é produto do Id, do Ego e do Superego.
C
Porque a mãe não é uma pessoa com conhecimento em Análise do Comportamento Aplicada e, portanto, não saberia discriminar entre os vários sentimentos causadores do comportamento agressivo, tais como irritação, medo, ansiedade, agressividade, angústia, violência inata e respostas reflexas.
D
Porque ela continua não explicando porque motivo a pessoa se comportou daquela maneira. Ainda que ela tenha emitido outros comportamentos anteriores, o que a mãe chamou de “irritação”, a pergunta permanece, “por que ela se irritou?” e é no ambiente que devemos procurar esta resposta.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!