A coleta de sangue é um dos procedimentos mais comuns em Patologia Clínica, porém cada etapa pode afetar a qualidade da amostra, desde a condição do paciente, procedimentos para a coleta de sangue, tubos de coleta e produtos utilizados. Sobre tubos de coleta, assinale a alternativa INCORRETA:
O sistema de tubo de coleta a vácuo é o mais utilizado devido a sua facilidade e segurança, pois os tubos são projetados para realizar a coleta, transporte e processamento da amostra.
O tubo de coleta a vácuo permite também coletar a quantidade exata de sangue necessária para análise pretendida, pois quando o sangue para de fluir para dentro do tubo, o volume correto para a quantidade de aditivo presente foi colhido.
O tubo com Fluoreto de Sódio e EDTA é utilizado apenas na dosagem de glicose, lactato e frutosamina no soro. O Fluoreto de Sódio é utilizado como inibidor glicolítico e o EDTA como anticoagulante, preservando a morfologia celular.
O tubo com ativador de coágulo (sílica) jateado na parede, faz com que o processo de coagulação da amostra seja acelerado. É utilizado para determinação em soro nas áreas de Bioquímica e Sorologia. Ainda pode ser utilizado para pesquisa de anticorpos, fenotipagem eritrocitária e teste de antiglobulina.
O EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!