Questão de Fertilidade do Solo

Do ponto de vista ecológico, o termo “eutrofização” designa o processo de degradação que sofrem os lagos e outros corpos d'água quando excessivamente enriquecidos de nutrientes, que limitam a atividade biológica. Pode ser considerado também como um processo natural de envelhecimento dos lagos ou albufeiras. A respeito da “eutrofização”, considere os itens abaixo:

Das afirmacoes acima:

  1. A ação do homem (desmatamento, industrialização, utilização de adubos e pesticidas...) intensifica de forma considerável os fenômenos naturais, acelerando o processo por um enriquecimento anormal das águas em elementos nutritivos.
  2. A grande concentração de nutrientes (principalmente carbono, nitrogênio e fósforo) acelera o crescimento de algas formando uma espessa cortina verde à superfície da água. Como conseqüência, as colônias de algas que se encontram em maiores profundidades deixam de receber luz, ficam impossibilitadas de fazer a fotossíntese e entram em decomposição. A falta de oxigênio nesses lagos leva à morte de muitos peixes.
  3. A liberação do metano no processo de decomposição de algas cria condições para o aparecimento de algas cianófitas.
  4. No fundo dos lagos acumulam-se aos poucos matérias de origem mineral ou de origem orgânica trazidas por cursos d'água, que a ele afluem, e por águas drenantes da bacia hidrográfica; conseqüentemente, estas massas de água evoluem para um estado eutrófico, caracterizado por uma capacidade de produção biológica importante.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados