Questão de História da Arte

O paisagismo pode ser definido como um processo consciente de manejo, planejamento e recriação física da paisagem, utilizando-se de princípios artísticos na construção de ambientes e cenários em qualquer escala de atuação, postura essa tradicionalmente aceita e reproduzida no meio acadêmico. A história comprova o interesse pelo paisagismo a partir do momento em que o homem sentiu a imperiosa necessidade de modificar o seu ambiente, adaptando-o às suas conveniências funcionais, estéticas ou ambientais. O profissional que atua em paisagismo é chamado de paisagista, termo vinculado historicamente aos pintores paisagistas do século XVIII, cuja atividade – pintar paisagens campestres – relaciona-se com o advento do romantismo e a ruptura do padrão clássico de fazer jardins, decorrendo disso o surgimento dos chamados “jardins paisagísticos”.

Dado o exposto, considere a situação a seguir.

Tânia é dona de uma empresa de Arquitetura especializada em projetos paisagísticos de jardins. Na última semana, ela recebeu três clientes interessados em projetos com características de um jardim shakespeariano. Porém, a equipe de Tânia nunca havia elaborado projetos nessa temática e, por isso, Tânia precisou passar algumas informações sobre esse estilo para a sua equipe.

Considerando as informações apresentadas e possíveis dados sobre o jardim shakespeariano que Tânia pode repassar à sua equipe, avalie as afirmações a seguir.

I. Tânia pode explicar para a equipe que em jardins shakespearianos as comodidades típicas são passarelas, bancos e um busto de Shakespeare (resistente às intempéries).

II. Tânia pode destacar para a equipe que em jardins shakespearianos é comum utilizar reproduções de arquitetura elisabetana, cultivando espécies típicas desse período.

III. Tânia pode ressaltar para a equipe que os jardins shakespearianos são mais comuns em países de língua inglesa e que costumam ser criados como jardins públicos dentro de parques, universidades e festivais de poesia.

É correto o que se afirma em

A
I e II, apenas.
B
II e III, apenas.
C
III, apenas.
D
I, II e III.
E
I, apenas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!