Considere a situação a seguir.
João está participando de um processo seletivo visando ocupar uma vaga de engenheiro na empresa Supera Engenheiros. Entre as etapas que compõem o processo seletivo, destaca-se o teste psicológico. Ao ler o teste, João identificou uma lista de características, tais como prestativo, comunicativo, convincente, aventureiro. Com base nisso, ele deveria escolher as características que poderiam descrevê-lo (sobre o que ele conhece dele mesmo e também sobre o que ele acha que os outros esperam dele). João está se submetendo a um teste de personalidade. Com relação à experiência de João, assinale a alternativa correta.
As empresas costumeiramente se utilizam de testes de personalidades em seus processos seletivos, pois a personalidade é uma característica coletiva importante. Embora as empresas utilizem o teste de personalidade para conhecer os traços de personalidade dos candidatos a ofertas de emprego, a personalidade é uma característica individual. É a partir dos traços de personalidade que se conhecem as pessoas e que se pode, de alguma maneira, prever como se comportarão em determinadas situações. A personalidade é um padrão relativamente “duradouro de pensamentos, emoções e comportamentos que caracteriza uma pessoa” (MCSHANE; GLINOW, 2014, p. 36). As experiências que as pessoas têm ao longo da vida, bem como às diferentes maneiras de interagir com o meio que as cerca, não dizem respeito à natureza da personalidade, mas sim ao determinante da personalidade entendido como educação. A natureza da personalidade se refere, na verdade, aos genes herdados dos nossos pais.
Os traços de personalidade podem nos auxiliar a facilitar a percepção sobre os outros, antecipando comportamentos que possam ocorrer em um futuro próximo. Embora as empresas utilizem o teste de personalidade para conhecer os traços de personalidade dos candidatos a ofertas de emprego, a personalidade é uma característica individual. É a partir dos traços de personalidade que se conhecem as pessoas e que se pode, de alguma maneira, prever como se comportarão em determinadas situações. A personalidade é um padrão relativamente “duradouro de pensamentos, emoções e comportamentos que caracteriza uma pessoa” (MCSHANE; GLINOW, 2014, p. 36). As experiências que as pessoas têm ao longo da vida, bem como às diferentes maneiras de interagir com o meio que as cerca, não dizem respeito à natureza da personalidade, mas sim ao determinante da personalidade entendido como educação. A natureza da personalidade se refere, na verdade, aos genes herdados dos nossos pais.
A personalidade é um padrão passageiro de emoções e comportamentos que se atualizam à medida que o indivíduo se desenvolve. Embora as empresas utilizem o teste de personalidade para conhecer os traços de personalidade dos candidatos a ofertas de emprego, a personalidade é uma característica individual. É a partir dos traços de personalidade que se conhecem as pessoas e que se pode, de alguma maneira, prever como se comportarão em determinadas situações. A personalidade é um padrão relativamente “duradouro de pensamentos, emoções e comportamentos que caracteriza uma pessoa” (MCSHANE; GLINOW, 2014, p. 36). As experiências que as pessoas têm ao longo da vida, bem como às diferentes maneiras de interagir com o meio que as cerca, não dizem respeito à natureza da personalidade, mas sim ao determinante da personalidade entendido como educação. A natureza da personalidade se refere, na verdade, aos genes herdados dos nossos pais.
A natureza da personalidade diz respeito às experiências que as pessoas têm ao longo da vida, bem como às diferentes maneiras de interagir com o meio que as cerca. Embora as empresas utilizem o teste de personalidade para conhecer os traços de personalidade dos candidatos a ofertas de emprego, a personalidade é uma característica individual. É a partir dos traços de personalidade que se conhecem as pessoas e que se pode, de alguma maneira, prever como se comportarão em determinadas situações. A personalidade é um padrão relativamente “duradouro de pensamentos, emoções e comportamentos que caracteriza uma pessoa” (MCSHANE; GLINOW, 2014, p. 36). As experiências que as pessoas têm ao longo da vida, bem como às diferentes maneiras de interagir com o meio que as cerca, não dizem respeito à natureza da personalidade, mas sim ao determinante da personalidade entendido como educação.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!