Questão de Dietoterapia

Nos últimos anos, a procura por produtos elaborados com componentes funcionais tem crescido com o objetivo de proporcionar inúmeros benefícios à saúde. Entre esses componentes, há os probióticos, prebióticos e simbióticos. Probióticos e prebióticos são obtidos de microrganismos (Bifidobacterium e Lactobacillus) e de carboidratos não digeríveis (inulina e oligofrutose), que são capazes de influenciar positivamente a microflora intestinal e causar vários efeitos terapêuticos.

Esses efeitos incluem:

  • I. a redução da proliferação de bactérias mais agressivas e patogênicas, o que torna o ambiente intestinal menos antigênico.
  • II. a diminuição do colesterol plasmático, pela inibição da síntese de colesterol hepático, e a redução do risco de enfermidades cardiovasculares.
  • III. a redução das alergias alimentares, por meio da ação de modulação do sistema imune e da diminuição da resposta ao agente alergênico de alimentos.
  • IV. o aumento da biodisponibilidade de minerais como cálcio, por meio da fermentação dos prebióticos e consequente redução do pH intestinal, o que favorece a absorção do mineral.
  • V. a redução da glicemia, por meio da ação sobre o aumento do peristaltismo e diminuição da absorção da glicose, o que contribui para o tratamento da intolerância à glicose e do diabetes.

A
I, II e III.
B
I, II e IV.
C
I, IV e V.
D
II, III e V.
E
III, IV e V.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!