Questão de Aspectos de Ética na Pesquisa, Ética Médica e Perícia Médica

Há mais de seis meses, a equipe de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) apresenta diversos conflitos, rupturas de parcerias e um aumento significativo do número de adoecimento entre os profissionais. O psicólogo, que ocupa o cargo de gestor deste serviço, solicitou a presença de gestores hierarquicamente superiores nas reuniões de equipe para tratar dos problemas evidenciados, mas o silêncio foi predominante nestas reuniões. Para lidar com esta situação por meio de uma intervenção institucionalista, o gestor deste CAPS deveria:

A
Promover diversas oficinas com a equipe para construir um ambiente de trabalho mais harmônico e coeso, demonstrando a importância dos cumprimentos cotidianos e da motivação para o trabalho.
B
Criar dispositivos para fazer os profissionais falarem mais nas reuniões, o que permitiria explicitar as demandas dessa equipe e, partir daí convidar um expert na área para direcionar o processo de mudança.
C
Contratar um especialista em conflito organizacional e outro em adoecimento no trabalho para estabelecer um plano de ação a ser posto em prática pela gestora do CAPS em parceria com os seus superiores.
D
Convidar um expert que, a partir de uma posição de horizontalidade em relação a essa equipe, potencialize todos os seus membros, trabalhadores e gestor, a assumir o protagonismo na análise e na gestão do estabelecimento.
E
Acionar gestores hierarquicamente superiores para uma avaliação geral da equipe, com a finalidade de localizar os membros da equipe responsáveis pelos conflitos e adoecimento dos colegas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!