As transformações da literatura através da sua história mostram que o papel do narrador tem variado significativamente, percorrendo uma escala que vai desde uma participação explícita no texto, emitindo comentários, julgamentos, digressões, às vezes evidenciando um conhecimento ilimitado sobre o mundo ficcional. A presença explícita do narrador no texto e seu banimento se referem a dois conceitos que são definidos pela teoria da literatura como:
Imitar e narrar, sendo o primeiro o romance que retrata fielmente a realidade do mundo, enquanto o segundo insere elementos fictícios no texto.
Imitar e narrar, sendo que o mostrar diz respeito ao texto em que o narrador é completamente responsável pela apresentação da narrativa, e o contar, ao texto que não apresenta um narrador.
Mostrar (showing) e contar (telling), sendo o primeiro o romance que retrata fielmente a realidade do mundo, enquanto o segundo insere elementos fictícios no texto.
Mostrar (showing) e contar (telling), sendo que o mostrar diz respeito ao texto em que o narrador é completamente responsável pela apresentação da narrativa, e o contar, ao texto que não apresenta um narrador.
Mostrar (showing) e contar (telling), sendo que no primeiro caso a realidade é apresentada sem a intermediação do narrador, enquanto no segundo o narrador é responsável pela apresentação da narrativa.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!