A dinâmica de redemocratização do Brasil durante a década de 1980 foi um momento extremamente importante para a economia e para a sociedade brasileira. Contudo, o cenário interno apresentava um quadro muito conturbado, seja devido à arrecadação do governo ou à capacidade de investimento público. Ademais, a dívida externa exigia a realização de constantes superávits para que os compromissos internacionais pudessem ser saldados junto às instituições credoras. Quanto ao cenário da redemocratização e o governo Sarney, assinale a alternativa:
Com a saída de Francisco Dornelles em agosto de 1985 do governo, Dílson Funaro compõe uma nova equipe de economistas oriundos da Unicamp e ligados ao PMDB.
A abertura para novas contratações no setor público e o aumento dos gastos públicos foram algumas das medidas econômicas heterodoxas de Francisco Dornelles (1985).
Os desafios relacionados à esfera política eram grandes no âmbito da reestruturação da administração pública, contudo, o legado deixado pela inflação já havia sido corrigido.
Por meio de eleições diretas, o presidente Tancredo Neves torna-se o símbolo da vitória democrática após o regime militar brasileiro ao assumir a presidência em 1985.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!