Questão de Hematologia
A trombocitemia essencial é uma neoplasia mieloproliferativa crônica, de comportamento relativamente benigno, apesar de seu curso clínico se caracterizar pela ocorrência de distúrbios microvasculares e/ou complicações trombóticas/hemorrágicas. A mutação da enzima quinase Janus 2 (JAK2), JAK2V617F, é identificada em cerca de 50% dos pacientes. Outros pacientes apresentam uma mutação no gene da calreticulina (CALR). De acordo com as orientações da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, sobre a comparação entre tais mutações, assinale a afirmativa correta.
A
O risco de trombose é o mesmo em pacientes com mutação da CALR e com mutação JAK2.
B
A presença de mutação da CALR está associada a um maior risco de transformação leucêmica do que os pacientes com mutação da JAK2 V617F.
C
A presença de mutação da CALR está associada a um maior risco de evolução para mielofibrose do que os pacientes com mutação da JAK2 V617F.
D
Os pacientes com a mutação da CALR são mais jovens; frequentemente do sexo masculino; e; têm maior contagem de plaquetas que os JAK2 mutados.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!