A partir da visão psicanalítica, que procura entender o modo particular de sofrimento do paciente, indique as diferenças definidas por esta abordagem entre as estruturas clínicas da neurose, psicose e pervesão, sabendo-se que estes transtornos se apresentam com dois aspectos que devem ser considerados: A forma (cujos sintomas são relativamente semelhantes nos diversos pacientes); e O Conteúdo (que difere entre os pacientes por estar relacionado a uma alteração da estrutura psíquica como: conteúdo de culpa, religião, perseguição, fantasia, alucinação, outros). Desta forma indique a alternativa que corresponde à descrição correta na visão psicanalítica.
I. Na neurose ocorre um rompimento com a realidade do sujeito, em função de sentimentos oriundos de um conflito psíquico, atingindo funções essesnciais da personalidade.
II. Na psicose ocorre distúrbio do comportamento, das idéias e dos sentimentos, mas de forma consciente, sem que estas desordens comprometam a personalidade do sujeito, embora não consiga por si se libertar do sofrimento.
III. A pervesão caracteriza-se pelo retorno a etapa anterior do desenvolvimento libidinal, onde o desejo edipiano não deixou de existir.
IV. Na pervesão podem ocorrer comportamentos de: sadismo, exibicionismo, fetichismo e outros.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!