Questão de Comunicação em Psicologia
QUESTÃO 78
Habilidade: H22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
A
Nos textos I e II, os autores apresentam a importância das ações de resistência de escravizados, no processo abolicionista engendrado pelo Estado brasileiro, como no trecho “As insurreições seriam manifestações de um modo de se libertar da escravidão encontrado pelos escravos, que não se resignariam a ser atores passivos do processo abolicionista que crescia nos últimos anos do século XIX”.
B
O aluno que assinala essa alternativa não reconhece, em ambos os textos lidos, que as práticas dos escravizados, como sedições e crimes contra os senhores, demonstram a consciência dessas pessoas com o processo violento a que elas estavam submetidas.
C
O aluno que assinala essa alternativa não se atenta ao que é citado no trecho “Nas últimas décadas do século XIX houve um agravamento das lutas entre senhores e escravos, e um aumento do número de crimes praticados contra os senhores”, no qual o autor do Texto II expõe que houve um aumento nos índices de crimes cometidos.
D
O aluno que assinala essa alternativa não se atenta ao trecho “implicaram a montagem, por parte das autoridades policiais, com a anuência dos governos provincial e imperial, de uma estratégia de desinformação e censura no tratamento público da questão escrava” do Texto I, no que diz respeito à censura na transmissão de informações relativas à organização ou eclosão de revoltas escravas.
E
O aluno que assinala essa alternativa não se atenta às teses apresentadas nos textos I e II, que apresentam os movimentos abolicionistas que tinham como estratégia um ataque direto contra o Estado, e não uma construção conjunta.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!