3) Poluentes no meio ambiente podem interagir com patógenos para mudar a resposta de pessoas e seres vivos a doenças infecciosas. Há algumas décadas, pesquisadores demonstraram que poluentes orgânicos persistentes, como dioxinas e bifenilas policloradas, reduziram a resistência de ratos ao vírus influenza. Nova pesquisa sugere que outros contaminantes, incluindo compostos fluorados, arsênio e mercúrio, também podem interferir na resposta imune de animais em laboratório, bem como de pessoas. Em alguns casos, os poluentes reduzem a resposta imune a vacinas, tornando as pessoas mais suscetíveis a doenças infecciosas. Em outros casos, poluentes do meio ambiente aumentam a virulência de patógenos, resultando, por exemplo, no aumento da resistência de algumas bactérias a antibióticos. O aumento das atividades antropogênicas e do consumo tem amplificado problemas relacionados ao meio ambiente. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
I. a produção excessiva e o descarte inadequado de materiais plásticos e semelhantes resultam no acúmulo desses materiais em ambientes aquáticos, como os oceanos.
II. biocombustíveis como o biodiesel são fontes de energia para combustão com menor emissão de substâncias tóxicas para o meio ambiente quando comparados aos combustíveis fósseis.
III. a queima de carvão mineral é um processo exotérmico utilizado no aquecimento de caldeiras para a produção de vapor em usinas termoelétricas.
IV. a chuva ácida é consequência da liberação de ozônio para o ar resultante da queima de combustíveis fósseis utilizados em sistemas de transporte.
V. usinas nucleares são vantajosas em relação a usinas hidrelétricas, já que os processos nucleares não resultam na produção de resíduos tóxicos que requeiram destinação especial.
VI. o “lixo eletrônico” resultante do descarte de dispositivos eletrônicos é considerado um material inerte e de baixo valor agregado, o que permite seu descarte em aterros sanitários convencionais.
Estão corretas apenas
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!