Na contemporaneidade, o modelo neoliberal traz muitos desafios para o assistente social. O que é preciso para enfrentá-los?
A relação entre Estado e sociedade civil precisa ser construída, e o serviço social deve dar maior atenção ao Estado e às políticas públicas do que aos usuários, podendo acompanhar as políticas sociais.
Diante de um modelo exploratório e de subjugação das massas, o assistente social deve realizar seu trabalho procurando se alinhar aos parâmetros do Estado e das instituições ligadas a ele.
O profissional deve refletir a respeito da questão social percebendo o usuário, como participante da luta, enfrentando novas batalhas de acordo com as intempéries da vida, não como vítima.
É preciso que o profissional busque conhecer o projeto ético-político da profissão e o Código de Ética; ambos trazem o conceito de liberdade como valor ético-central.
O profissional deve buscar novas formas e alternativas de trabalho alinhadas ao projeto ético-político do serviço social, enfrentando a questão social de forma solidária, conhecendo o usuário e percebendo-o como sujeito participante.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!