O cuidado psicológico é essencial quando se trata de suicídio. As tentativas de suicídio não devem ser supervalorizadas nem desvalorizadas, sendo necessário entendê-las e acolhê-las verdadeiramente.
Desenvolver estratégias para que as cognições suicidas do paciente sejam cuidadosamente evitadas, com esforço para que o paciente não pense mais nelas.
Listar em diagramas as vantagens e as desvantagens do suicídio deve ser evitado, pois o paciente tende a concentrar-se apenas nas vantagens evidenciadas.
Estimular o questionamento das cognições suicidas relacionadas à vingança ou alívio para pessoas próximas, considerando outras possibilidades para os desfechos do suicídio.
Propiciar o questionamento das cognições suicidas, de modo que elas sejam evitadas e impeçam o reforço de ideias frente à revivência de sentimentos para com pessoas próximas.
Fazer com que o paciente questione as suas cognições suicidas, evitando, contudo, o pensamento em situações futuras que ele gostaria de vivenciar, pois o levariam à depressão e reforçariam a ideação.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!